O fato de que italianos não engordam é um ditado popular muito usado para descrever comida e estilo de vida dos italianos.

A Itália é famosa por sua boa comida, mas a taxa de obesidade no país é realmente baixa em comparação com os outros países da Europa e do mundo.

Abaixo, explicaremos um pouco melhor como os italianos conseguem viver na terra da pizza e manter o peso estável e a saúde em dia.

Como os italianos não engordam na terra das massas e pizza?

A Itália é um país mediterrâneo onde a obesidade e o excesso de peso são raros, apesar da abundância de pizzas, massas e muitos outros pratos deliciosos.

Então, fica a dúvida: existe algum segredo da dieta italiana que podemos aprender?

Muitos estudos descobriram que uma dieta mediterrânea tem inúmeros benefícios à saúde, desde a redução do risco de câncer e doenças cardíacas, até uma vida mais saudável e longa. No entanto, é preciso saber o que pegar da dieta mediterrânea.

Muitas das comidas italianas que são favoritas dos brasileiros, como o fettuccine e a pizza de pepperoni, são tudo menos saudáveis.

Veja abaixo alguns dos hábitos que os italianos cultivam que ajuda eles a manter o peso sempre saudável:

Uma caminhada após o jantar

Os italianos, assim como outros países mediterrâneos, sabem realmente apreciar a experiência de comer.

Eles socializam e relaxam enquanto jantam, mas antes e depois do jantar, a maioria dos italianos fazem um passeio pela cidade, chamado passeggiata. Os pares andam juntos, conversando e mantendo viva uma tradição valorizada.

Também, a dieta clássica italiana é muito diferente da que vemos no menu de um restaurante por aqui. As pessoas na Itália desfrutam de uma dieta rica em vegetais, frutas, peixe, feijão, tomate, aves, grãos integrais, azeite, vinho tinto, laticínios, e consomem muito pouca carne vermelha.

Geralmente, os italianos começam o dia com um café da manhã bem pequeno, com ou sem leite, junto com um cornetto (biscoito pequeno) ou cereais.

O almoço varia em todo o país e de família para família, mas normalmente consiste em um “primeiro prato” e um “segundo prato”, como salada e sanduíche, ou um pequeno prato de um pouco de macarrão seguido de um pedacinho de frango ou peixe e legumes.

Eles param quando estão cheios

Muitas pessoas na Itália não estão preocupadas com calorias, porque geralmente param de comer quando estão cheias.

Os italianos também levam um estilo de vida ativo, com muitos passeios de bicicleta ou a pé, principalmente nas áreas urbanas. Além disso, eles geralmente substituem a sobremesa com frutas, em vez de doces.

Qualidade em vez de quantidade

Os italianos simplesmente equilibram a qualidade e a quantidade de alimentos, sem muita gordura, apenas um pouco de carne vermelha, muito frango, peru e peixe e apenas carboidratos suficientes.

O azeite extravirgem é o preferido, usado extensivamente em saladas e na culinária. No entanto, você normalmente não encontra na mesa para mergulhar o pão, como as pessoas fazem por aqui.

O povo da Itália desfruta da gordura monoinsaturada, mas não exagera. Essas gorduras saudáveis ​​são muito melhores do que as gorduras saturadas ou trans, mas o azeite também é uma gordura e precisa ser consumido em quantidades limitadas.

Eles fogem de dietas restritivas

Os italianos aprendem a comer bem e apenas apreciam algo doce de vez em quando, e assim não ficam frustrados. Isso é o correto! Porque quando as pessoas fazem dieta, geralmente ficam deprimidas e ganham ainda mais peso.

Portanto, da próxima vez que estiver com disposição para comida italiana, basta servir um prato inspirado na terra de Romeu e Julieta, que inclui todos os benefícios de saúde de uma dieta mediterrânea bem equilibrada.

Tente pular molhos de creme em massas e frituras. Em vez disso, escolha um molho simples de macarrão de legumes, salada de tomate e use um pouco de azeite. Além disso, use limão, ervas, alcaparras, vinagre e outros alimentos de baixa caloria para temperar.

Os italianos costumam comer porções menores do que as nossas. Uma refeição italiana deve ser uma ocasião descontraída, desfrutada na grande companhia de familiares ou amigos.

A maioria de nós tem uma vida tão corrida que as refeições costumam ser muito tarde, com a saciação se tornando o único objetivo da refeição. Não é incomum devorar refeições em nossas mesas diante das telas do computador ou em casa diante da TV.

Procure em algumas refeições italianas saudáveis ​​e tente prepará-las em casa. Cozinhar em casa e evitar “junk food” e comida de restaurante são algumas das razões pelas quais os italianos não engordam.

Portanto, sempre opte por comida caseira e tente ser ativo depois de comer, desta forma, você conseguira se manter saudável igual aos italianos.