Comida Mineira - Onde comer

O estado de Minas Gerais é conhecido em todo o Brasil por sua fusão única de comida africana, portuguesa e indígena, criando o que hoje é conhecido como cozinha mineira.

A culinária local é originária dos tempos do ouro nos séculos XVII e XVIII, quando pessoas de todo o país migraram para Minas Gerais.

A variedade de receitas trazidas pelos imigrantes combinada com o estilo de vida rural dos moradores acabou evoluindo para a cozinha mineira e saiba também como fazer arroz.

Os ingredientes típicos utilizados na culinária mineira incluem farinha de milho, batata doce, carne de porco, carne, frutas tropicais, mel, ervas, legumes e pimenta, combinados com especiarias únicas, como “urucum”, cominho e açafrão.

Quer saber onde comer comida típica em Minas Gerais? Então acompanhe abaixo!

Café Cultural, Ouro Preto, Minas Gerais

Dentro do mesmo prédio do Posto de Informações Turísticas da Praça Tiradentes, o Café Cultural é o lugar perfeito para descansar um pouco e saborear uma bebida gelada e uma refeição rápida como um delicioso bolo de milho. Para aqueles que tem restrições, talvez seja possível encontrar o bolo sem ovo também.

São servidos quiches, pequenos aperitivos e bolos, e a extensa lista de cervejas inclui gemadas locais, como a cerveja Backer.

Música ambiente e sofás confortáveis ​​permitem que você sente e assista ao mundo passar pelas grandes janelas do café.

Uma pequena livraria e uma coleção de chás e itens de artesanato local também estão disponíveis para compra.

Cantina do Marinho, Diamantina, Minas Gerais

Este respeitado restaurante é especializado em comida mineira.

Os favoritos dos clientes incluem bife de porco com tutu, lombo de porco com feijão tropeiro (um prato de feijão, ovos cozidos e farinha de mandioca tostada) e legumes ao forno.

Você pode pedir à la carte no menu ou ir até o buffet self-service.

Casa do Ouvidor, Ouro Preto, Minas Gerais

Um restaurante amplo e acolhedor, acima de uma joalheria, a Casa do Ouvidor ganhou inúmeros prêmios por pratos regionais como tutu, feijão tropeiro e frango com quiabo. As porções são bem generosas.

Desde a abertura do restaurante, em 1972, já recebeu o ex-presidente da França François Mitterand, o ator Richard Dreyfuss, o autor John Updike e muitos outros artistas.

Tente sentar-se junto às janelas, que dão para a rua abaixo e reserve espaço para os doces caseiros.

Casa dos Contos, Belo Horizonte, Minas Gerais

Um local de encontro popular para jornalistas, artistas e intelectuais locais, a antiga Casa dos Contos tem um menu despretensioso e variado que inclui peixe, macarrão e pratos típicas mineiras.

A surpresa do filé, um grande bife revestido de migalhas de pão com recheio de queijo e presunto, é uma escolha popular. Em sintonia com sua clientela boêmia, a Casa serve bem depois da meia-noite.

Dona Lucinha, Belo Horizonte, Minas Gerais

Há aproximadamente 32 pratos tradicionais de Minas, como feijão tropeiro, frango com quiabo e frango ao molho pardo, estão disponíveis neste restaurante buffet a preços razoáveis.

Estalagem do Sabor, Tiradentes, Minas Gerais

Os clientes da Estalagem adoram o feijão tropeiro e o frango ao molho pardo, apenas dois dos pratos brasileiros preparados pela simpática chef Beth, que costuma dar tempo para vir e cumprimentar os clientes.

Embora o restaurante seja pequeno, a atmosfera é elegante. Música leve e uma equipe atenciosa fazem deste um local atraente para jantar.