Ushuaia é a cidade mais austral do mundo e a porta de entrada para o Parque Nacional Terra do Fogo e a Antártica. 

Lar de paisagens magníficas, invernos tempestuosos e algumas geleiras, há muitas opções para atividades de aventura. Esta antiga colônia penal agora é uma grande cidade turística, então você encontrará muitas caminhadas, passeios, trilhas de esqui e passeios de barco para preencher seus dias.

O que visitar em Ushuaia?

  • Canal Beagle

Como Charles Darwin, você verá muita vida selvagem do barco, balançando pela Ilha de Lobos e Ilha de Pájaros para avistar leões marinhos e vários pássaros.

Algumas pessoas têm sorte, vendo golfinhos e até baleias ao longo do caminho.

Você também passará pelo Faro Les Eclaireurs, o farol vermelho e branco que ainda está em operação.

Alguns barcos permitem que você desembarque para um passeio pela Ilha Bridges para ver a flora e a fauna, bem como as ruínas arqueológicas de Yámana.

  • Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional e o arquipélago da Terra do Fogo são famosos por suas paisagens, cachoeiras, lagos, montanhas cobertas de neve e geleiras, sendo o parque nacional mais ao sul do mundo. 

Você pode experimentar muitos passeios tranquilos e bonitos pelo parque ou passear com um guia que pode lhe contar mais sobre a vida selvagem local, as paisagens e o povo Yámana antigo que morava por lá.

Caminhe para turfeiras, pare nos miradouros do Canal de Beagle ou suba no Cerro Guanaco.

Caminhe pelas margens das lagoas e praias acidentadas ao longo do Seaside Path ou faça a trilha Hito XXIV ao longo da costa do Lago Roca, onde as famílias fazem piquenique.

Você também pode andar de caiaque nos lagos ou passar a noite em parques de campismo como Ensenada, Pipo e Lago Roca.

  • Estância Harberton

A fazenda mais antiga da região, foi fundada por um missionário inglês e essa fazenda de 50.000 hectares ainda hoje é administrada por seus descendentes.

Os visitantes podem fazer visitas guiadas à terra para ver os jardins e o gado itinerante, e se você sentir vontade de se divertir, pode até passar a noite aqui (por cerca de US $ 300). 

Viaje a 64 km de Ushuaia de carro ou ônibus, ou pegue um barco como muitos turistas que querem ver os pinguins da Isla Martillo ou os leões-marinhos da Isla de los Lobos no caminho para cá.

Faça uma refeição em um de seus salões de chá com vista para o Canal de Beagle e depois passeie pelos quartos desta estância histórica.

  • Estação de Esqui Cerro Castor

Se você gosta de esquiar, confira este resort de gerência familiar, conhecido por ter uma das mais longas estações de esqui da América do Sul.

Com mais de 26 trilhas e algumas seções fora de pista, é perfeito para todos os níveis de habilidade e você pode até ver algumas equipes profissionais treinando aqui.

O Cerro Castor possui elevadores modernos, boa infraestrutura, instrutores de esqui e snowboard e fica a apenas 26 quilômetros de Ushuaia.

Há lugares para comer e beber na montanha, e mesmo se você não esquiar, as vistas aqui são impressionantemente bonitas.

  • Ilha Martillo

Se você quiser ver pinguins em seu habitat natural, terá que ir a esta ilha para uma das atividades obrigatórias em Ushuaia.

Organize um passeio e caminhe entre as colônias de pinguins de Magalhães e Gentoo que vivem aqui na Ilha Martillo.

Você vai se aproximar dos pinguins, que parecem não se importar com os visitantes – eles simplesmente andam como se você não estivesse lá.

Se você tiver sorte, poderá vislumbrar alguns pinguins-bebê ou até o estranho pinguim-rei.